Qual é a melhor idade para começar a usar o fio dental?

Dra. Seily Parente
20 de fevereiro de 2018
Dr. Fernando Barbosa da Silva
24 de fevereiro de 2018

Muitas pessoas deixam ele de lado durante a higiene bucal. No entanto, o fio dental é de suma importância. Você sabe qual é a idade para começar a usá-lo? Confira a indicação da profissional.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde antes do nascimento, quando o bebê ainda está na barriga da mãe. Durante o crescimento, o surgimento dos primeiros dentinhos, as mudanças durante a adolescência, vida adulta, até chegar a terceira idade, muitos fatores relacionados ao nosso sorriso mudam, e junto com eles mudam também os cuidados necessários. O uso do fio dental, por exemplo, deve começar a ser usado desde a infância. Mas qual será a idade ideal para isso? Veja o que a odontopediatra Amanda Mattos falou sobre o assunto.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE USAR O FIO DENTAL

Já estamos cansados de saber a importância de realizar a limpeza dos dentes, e que caso ela seja negligenciada, as consequências para o nosso sorriso podem ser graves. Escovar os dentes após as refeições deve ser uma parte essencial da rotina. Além disso, apesar de algumas vezes ser deixado de lado, o fio dental é um item essencial para a realização de uma higiene bucal completa. “Ele é responsável por fazer a limpeza nas áreas onde a escova não alcança, chamadas de faces interproximais, ou seja, entre um dente e outro”, explica ela.

QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR A USÁ-LO?

Segundo Amanda, a idade exata para se começar a usar o fio dental ainda não é um consenso entre os profissionais. Alguns apontam como momento ideal quando a arcada dentária está completa, o que acontece em torno dos dois anos. “Eu dou a orientação de usar a partir da erupção dos molares decíduos, em torno de 1 ano e meio a 2 anos, lembrando sempre da importância de passar em todos os dentes, não só os de trás”, indica ela.

VEJA ALGUMAS DICAS PARA ENSINAR ESSE HÁBITO ÀS CRIANÇAS

Quando surgem esses primeiros dentinhos, as crianças ainda são muito novas para conseguirem utilizar o fio da forma correta. “Inicialmente os responsáveis devem fazer o uso nas crianças, até que estas adquiram coordenação motora e domínio da técnica”, recomenda a profissional. Mas e quando chega o momento de ensiná-las, como essa tarefa deve ser realizada? Segundo Amanda, “dizer, mostrar e fazer”, é a melhor técnica nesse momento.

Primeiro, diga ao pequeno o que você vai fazer, mostre como se faz com o auxílio de um espelho ou até mesmo fazendo o uso do fio dental em si mesmo. Só depois comece o processo na criança. “Além disso, há no mercado atualmente fio dental com haste, que já vem com um suporte, evitando a mão do adulto na boca da criança, o que geralmente a incomoda”, diz ela.

O USO DO FIO DENTAL NA INFÂNCIA É ESSENCIAL PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL

Ensinar bons hábitos de saúde bucal para as crianças é muito importante para que desenvolvam bons hábitos de higiene bucal, que irão levar para a vida adulta. Além disso, a cárie é uma doença que pode acontecer durante a infância, tanto em bebês, quanto em crianças, principalmente as que consomem mais doces. “O fio oferece prevenção contra a cárie, tornando assim uma grande arma para a manutenção da saúde bucal dos pequenos”, explica.

Fonte: Sorrisologia