O que é atm e quais problemas podem acometer essa região?

Dra. Seily Parente
24 de março de 2018
Hoje comemora-se a Páscoa
1 de abril de 2018

A ATM é uma articulação responsável por algumas ações como bocejar e mastigar. Essa região pode ser atingida por alguns problemas causados, principalmente, pelo estresse. Entenda mais sobre eles.

A ATM é o conjunto de músculos e articulações que são responsáveis pelos movimentos do maxilar, como a fala e a mastigação. Porém, alguns fatores externos podem afetá-la diretamente e desencadear uma série de outras complicações. Doenças relacionadas ao desgaste nos ossos, má postura, estresse e ansiedade podem ser alguns intensificadores de incômodos na articulação. Conversamos com o dentista Ricardo Aranha que explica quais os problemas que mais acometem essa região e como devem ser tratados.

O QUE SIGNIFICA ATM?

ATM é a sigla utilizada para “Articulação Temporomandibular”, essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas. Por ser uma articulação muito flexível, seus músculos são responsáveis por controlar qualquer movimento do maxilar, por isso, quando há disfunção da ATM, a chamada disfunções temporomandibulares (DTM), é preciso consultar urgentemente um profissional para que esse problema não se agrave e prejudique diversas ações básicas do dia, como comer, bocejar e falar.

QUAIS PROBLEMAS PODEM ACONTECER NA ATM?

A ATM é uma articulação sinovial, que é a que realiza a comunicação entre uma extremidade óssea e outra e garante o movimento para o membro em questão. “Assim como qualquer outra articulação, ela está sujeita a dores, inflamações e degeneração de suas partes moles e duras”, comenta o dentista.

OS PROBLEMAS DESSA REGIÃO PODEM SER TRATADOS?

Sim. O cirurgião-dentista especialista na área irá avaliar o caso, diagnosticá-lo e indicar o tratamento que mais se encaixa com o quadro do paciente. “Os tratamentos podem ser de diversos tipos, eles variam de exercícios fisioterapêuticos, infiltração de certos remédios, ou até mesmo o uso de placas oclusais, aparelhos removíveis que cobrem a superfície dos dentes”, completa Ricardo.

Um outro problema que pode estar diretamente associado com o desenvolvimento de doenças na ATM é o estresse excessivo, e pode ser considerado como o principal causador de transtornos bucais que surgem com o nervosismo. Para estes casos, vale um acompanhamento com outras especialidades, além do dentista, como psicólogos ou terapeutas.

COMO SABER SE ESTOU COM PROBLEMAS NESSA REGIÃO?

Normalmente, os problemas da ATM se manifestam de forma brusca e interferem diretamente nos movimentos mecânicos, como na abertura ou fechamento da boca,além de causarem dores ou disfunções que normalmente são percebidas na área próxima aos ouvidos. “Evitar mascar chicletes, usar estimulantes como cafeína e taurina à noite e praticar atividades extras que lhe tragam prazer, podem ser maneiras de evitar o problema”, finaliza o dentista.

Fonte: Sorrisologia