E quais as causas da dor de dente?

O que é dor de dente?
4 de maio de 2018
Sintomas da dor de dente
10 de maio de 2018

Há diversas causas relacionadas às dores de dentes, sendo que a mais comum é a presença de cáries que, por sua vez, é causada pela má higiene bucal.
Dentre as causas de dores de dentes, destacam-se a cárie, problemas na polpa do dente e na gengiva, sensibilidade a alimentos quentes ou frios, desgaste do esmalte, abscessos, bruxismo, lesão ou infecção dental, problemas da articulação temporo-mandibular, restaurações de dentes danificadas, etc.
Cáries dentárias são a maior causa da dor de dentes. A cárie dentária é, em termos simples, uma cavidade nas camadas externas do dente (esmalte e dentina), e é apenas quando uma pessoa sofre de dor de dente que, por vezes, se percebe que tem uma cárie.
Neste ponto, é válido reforçar que cáries não tratadas, além de dor, podem eventualmente ocasionar a perda de dentes. Nesse tipo de caso, a solução posterior podem ser os implantes dentários, que permitem a reabilitação do sorriso.
Nos estágios iniciais de uma cárie, a dor de dentes é geralmente causada pela sensibilidade do dente ao quente e ao frio, ou devido à presença de bactérias. À medida que a cárie se agrava, faz surgir a verdadeira dor de dentes, pois pode já ter atingido a polpa do dente e ter dado origem a uma infecção.

Fonte: Dalí Odontologia