Freio labial e lingual, quais as diferenças? É necessário tratar?

Venha e conheça nossa estrutura!
19 de agosto de 2019
Prótese removível sempre tem grampo?
23 de agosto de 2019

😁😛 Você já deve ter observado que algumas pessoas têm mais dificuldade para pronunciar determinadas palavras, certo? Esse fenômeno, conhecido como “língua presa”, é derivado do freio lingual mais curto; enquanto que o freio labial pode afetar diretamente o sorriso de uma pessoa.
O freio labial é uma estrutura que se localiza na gengiva, normalmente entre os dentes incisivos centrais, e se insere nos lábios superiores e inferiores. Esse tipo de estrutura influencia no movimento dos lábios, limitando-os e podendo prejudicar o sorriso do indivíduo. Já o freio lingual está localizado na parte do assoalho bucal e se adere por baixo da língua. Essa estrutura anatômica funciona limitando os movimentos da língua.
Pode-se indicar a remoção do freio labial ou lingual em vários casos, mas é preciso que a recomendação parta sempre de um profissional especializado. Quando o freio labial é muito curto, de forma que limita e encurta o lábio superior na hora do sorriso, a remoção do freio deve imediatamente resolver o problema.
Na língua, quando o freio está muito curto ou muito para frente, é um caso de anquiloglossia, também conhecido como “língua presa”. Isso faz com que o paciente perca a capacidade de pronunciar determinadas palavras, uma vez que os movimentos da língua ficam mais limitados. Com a remoção do freio, porém, a correção da fala não é garantida, sendo necessário que o paciente passe por tratamento fonoaudiológico.
Fonte: Sorrisologia
📲 WhatsApp: (34) 99649-6362 ou clique neste link: http://bit.ly/dentistasuberlandia_wa
😷 Agende uma consulta conosco:
(34) 3227-0806 | (34) 3227-0084
◻ Av. Dr. Laerte Vieira Gonçalves, 1246 – Bairro Santa Mônica
#dentistas #uberlandia #specialite #odontologia #odontologiaavançada #dentistasuberlandia #dracristina #drfernando #dracristiane #drarnaldo #drmarcus #draluciana #dratatiana #odontologiauberlandia #odontopediatria #clinicageral #estetica #ortopediafuncional #harmonizacaofacial #maxilares #ortodontia #odontologiainfantil #periodontia #odontologiaestetica #endodontia #freiolabial #freiolingual #quaisasdiferencas #necessariotratar